No dia 2 de Novembro de 2021, o UNINOVA recebeu a SGS Portugal no centro de investigação para dar início à colaboração no âmbito do DataCoLAB. O DataCoLAB foi reconhecido como um laboratório colaborativo pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT) por um período renovável de cinco anos, na sequência de uma avaliação por peritos internacionais. É composto por múltiplas partes, sendo liderado pela SGS e co-promocionado pelo FI Group Portugal e Smartwatt. Do lado da investigação conta com a participação do UNINOVA-CTS, Universidade do Porto, Universidade do Minho e Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
O principal objectivo do DataCoLAB é criar e promover actividades de investigação e desenvolvimento destinadas à inovação intersectorial com intervenientes multidisciplinares, utilizando soluções baseadas em dados para redefinir a forma como produzimos, consumimos e vivemos.
Neste contexto, a equipa do UNINOVA apresentou algumas das soluções desenvolvidas orientadas para os dados, abrangendo três sectores-alvo: fabrico, cuidados de saúde e agro-alimentar.
Em relação aos cuidados de saúde, o UNINOVA mostrou os conhecimentos especializados do centro envolvidos no projecto COVOICE-19, que combina ciência de dados e Inteligência Artificial para desenvolver um sistema de apoio de diagnóstico não-invasivo para pacientes do COVID-19, utilizando gravações de voz.